Gruta Bonita - Januária - MG / Foto: José Ayrton Labegalini
     
English | Español
 
   
 
       
     
 

25 a 30/07/2017

2ª Expedição IbitiProca


CALENDÁRIO COMPLETO

 
 
 

 
 


XII EPELEO - ENCONTRO PAULISTA DE ESPELEOLOGIA
DE 1º e 2 DE DEZEMBRO DE 2001 - CAVERNA DO DIABO - ELDORADO - SP.

O evento foi organizado por membros de diversos grupos espeleológicos paulistas: GPME, TRUPE VERTICAL, GESCAMP e AMAMEL.

Contamos com o apoio da SBE, RESERVA DA BIOSFERA, AMAMEL, PEJ e com o patrocínio de algumas empresas ligadas à espeleologia, ADVENTURE GEARS, BY, CIA DA AVENTURA, CURTLO, MONTANA e REVISTA NEZ ADVENTURE.

Participaram do evento, 83 pessoas, dentre espeleologos, monitores ambientais e funcionarios do PEJ. Destes participantes, 30 fizeram os mini-cursos ministrados durante o EPELEO.


Mini-Cursos e Passeios

O mini-curso de Topografia em cavernas foi ministrado pelo Marcos Silvério, do GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia e teve a participação de 12 pessoas, sendo 1 monitor da AMAMEL - Associação de Monitores Ambientais de Eldorado e 1 funcionário de PEJ - Parque Estadual de Jacupiranga.

O mini-curso de Introdução a bioespeleologia foi ministrado pelo BEDU e BISPO de Sâo Carlos e teve a participação 7 pessoas sendo 1 monitor da Amamel e 2 funcionários do PEJ.

O mini-curso de Técnicas Verticais foi ministrado pelo Fábio Correia Martins e pelo Ricardo Cortez, ambos do ECA - Espeleo Clube de Avaré, contado com a participação de 4 pessoas.

O minicurso de Auto-Resgate em Corda, foi ministrado pelo BETO e pelo LEO, ambos da TRUPE VERTICAL, no qual participaram 7 pessoas.

Estes cursos aconteceram durante os dias do sábado e domingo e ao mesmo tempo aproximadamente 15 pessoas foram fazer os passeios turísticos, Rolado I e II, Frias e Ostras.


Sorteio

No sábado a noite foi realizado o sorteio de 53 itens de equipamentos, doados pelos patrocinadores, no total de mais de R$ 1.300,00. Todos os participantes presentes no sorteio foram contemplados.


Discussão sobre a Travessia da Caverna do Diabo

Ainda no sábado nos reunimos em plenária para discutirmos o assunto mais polêmico da Caverna do Diabo, a Travessia Turística da Caverna. Todos os participantes puderam dar opiniões, idéias e sugestões para o equacionamento do problema. Elaboramos uma lista com todas as idéias e sugestões.

O exemplo dado pelo Scala sobre a Frasassi, na Itália, foi bem aceito por todos. Nesta caverna leva-se o turista para uma área restrita, porém não se entra até o final da caverna. Fazendo uma analogia ao nosso problema podemos pensar em ter dois programas distinto: A area restrita da TAPAGEM, que iria até um certo ponto antes dos grandes Salões ( a ser definido no próximo PROCAD ) e a Gruta das Ostras até o Salão Vermelho. Agradando assim o Turísta e desta forma poderemos considerar que é proibida a travessia.

Os monitores da AMAMEL, através do EVANDRO e MOISÉS, expuseram seu ponto de vista e todos concordaram que esta plenária foi somente o início da discussão que deve retornar sempre que tivermos novas idéias.

Para a solução final do problema deveremos criar regras e normas a serem seguidas pelas operadoras de turismo que pleitearem seu interesse na operação deste roteiro.

Por enquanto a SBE / PROCAD / EPELEO não recomendam a travessia turística da Caverna do Diabo.


Fotos

Ainda no sábado a noite pudemos ver todas as fotos dos treinamentos práticos dos cursos e diversas situações de flagrantes que aconteceram no EPELEO. Tudo isso foi registrado por uma câmera digital e disponibilizado no Centro de Visitação, através de um projetor de multi-mídia. Todos as fotos do EPELEO estão disponibilizadas para visualização e download no endereço... (as fotos não se encontram disponíveis atualmente!)

O clima de descontração e amizade foi total. Todos foram unanimes em comentar que foi um dos melhores EPELEOs e que este estilo, de muitos CURSOS, algumas CAVERNAS, muitos SORTEIOS de equipamentos e apenas uma grande questão para discutirmos, foi muito interessante e trouxe resultados significativos.

A comissão organizadora do XII EPELEO:
Roberto ( GPME ), Marcos ( GPME ), Rogério ( TRUPE ), Linda ( GESCAMP ), Evandro ( AMAMEL ) e o BRAGA ( FREE ), agradecem os apoios, os patrocinadores e a participação de todos que fizeram o sucesso do XII EPELEO e os convidam para o XIII EPELEO, no mesmo local para "MANTER A CHAMA ACESSA ".


Patrocinadores    

Apoio

 

 


Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil


Cooperacao_SBE-IBRAM


Cooperação Técnica - SBE VC RBMA


 
 
 
11th Balkan Caving Camp 2017
(15/05/2017)

On behalf of the Hellenic Federation of Speleology (FHS), we are pleased to ...
Veja mais...
 
Topo da página