Um diálogo constante

A cooperação firmada entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia e o Instituto Brasileiro de Mineração é resultado de um esforço mutuo para um melhor entendimento entre a comunidade espeleológica e representantes do mercado minerário.

O diálogo se estabelece dentro de parâmetros importantes como o desenvolvimento socioeconômicos aliado à discussão de políticas públicas de conservação do patrimônio espeleológico e seu uso responsável.

Leia mais...


2° Simpósio de Mineração e Espeleologia

O 2° simpósio de Mineração e espeleologia foi um evento paralelo, aberto e gratuito realizado durante o 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia com o objetivo de promover o debate sobre o tema buscando ampliar a preservação do patrimônio espeleológico e a gestão responsável da mineração em áreas com ocorrência de cavernas.

O simpósio foi divulgado nos boletins da SBE e também no site do congresso.....

 

Leia Mais


IBRAM promove consulta entre as mineradoras

 

Como já informado anteriormente um dos principais objetivos da Cooperação SBE-IBRAM é unir esforços em prol da conservação e o uso racional do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PEB), o que  compreende  o  avanço  das políticas  públicas  e.....

 

Leia Mais...


Cooperação realiza consulta de aprimoramento legal para o Patrimônio Espeleológico

 

A Cooperação SBE-IBRAMA acaba de lançar uma consulta para aprimoramento legal sobre o patrimônio Espeleológico.

A iniciativa é o começo da axecução do plano de trabalho pre-estabelecido, dentro do "programa de aprimoramento legal e políticas públicas", que visa chamar a participação da comunidade espeleológica e o setor minerário para uma proposição conjunta de regras....

 

          Leia Mais... 


Novo estudo procura estabelecer prioridades na conservação da biodiversidade cavernícola

 
 
Cavernas muitas vezes representam desafios significativos para projetos de mineração, tendo em vista que muitas vezes elas abrigam muitas espécies endêmicas e ameaçadas e, por isso, devem ser protegidas.
 
Discussões recentes entre universidades, associações, agências de proteção ambiental e parceiros da indústria e mineração destacam problemas com a atual legislação brasileira para a proteção das cavernas.
Um novo estudo divulgado na PLOS One aborda o assunto....
 
     Leia mais...

Fósseis raros são encontrados em meio a rejeitos de mineração

 

Os fósseis mais antigos de animais da América do Sul têm 565 milhões de anos, datando do período conhecido como Ediacarano superior. São dezenas de milhares de pequenas impressões em formato circular pertencentes a um ser marinho chamado Aspidella.

As Aspidellas foram descritas por quatro pesquisadores brasileiros e três argentinos em artigo publicado no Scientific Reports....

      Leia Mais...


Vale e ICMBio debateram a criação do Parque Campos Ferruginosos

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu nos dias 23 e 24 de Novembro de 2016, consultas públicas para discutir a proposta de criação do “Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás”, nos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no mosaico de áreas protegidas na região sudeste do Pará.

A criação do Parque atende ao cumprimento de condicionante determinada pelo IBAMA à mineradora Vale.

Leia Mais...


Guia de boas práticas da mineração de calcário em áreas cársticas

 

 

A SBE Lançou em 2016 o "Guia de boas práticas ambientais na mineração de calcário em áreas cársticas", fruto direto do esforço de conciliar a prática minerária com a preservação do patrimônio espeleológico.

A obra é organizada por Luis Henrique Sánchez e Heros Augusto Santos Lobo e conta com textos de outros oito renomados especialistas de diversas áreas, um trabalho de mais de três anos.....

Leia mais...

 


SBE e IBRAM assinam Termo de Cooperação

 

A Sociedade Brasileira de Espeleologia e o Instituto Brasileiro de Mineração, assinaram, no dia 12 de agosto de 2015, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de unir esforços em prol da conservação e do uso racional do Patrimônio Espeleológico Brasileiro.

A assinatura se deu na sede da Antiga Mina Águas Claras, em Nova Lima - MG, com a participação de representantes do mercado minerário....

Leia Mais....

Últimas Notícias

  • 2° Simpósio de Mineração e Espeleologia
  • IBRAM promove consulta entre as mineradoras
  • Cooperação SBE-IBRAM realiza consulta para aprimoramento legal para Patrimônio Espeleológico
  • Fósseis raros são encontrados em meio a rejeitos de mineração
  • Estudo procura estabelecer prioridades na conservação da biodiversidade cavernícola
  • Vale e ICMBio debateram a criação do Parque Campos Ferruginosos de Carajás
  • Guia de boas práticas da mineração de calcário em áreas cársticas
  • SBE E IBRAM assinam termo de cooperação